Notícias

Arquivos mês: ABRIL 2013


Bolha imobiliária estourando? Onde?

Segunda, 29 Abril, 2013


Desde 2008, quando surgiram os primeiros comentários de bolha imobiliária em vias de estourar no Brasil, tenho analisado evidências históricas e internacionais, refutando até aqui tais alegações e concluindo que, provavelmente, os preços continuariam a subir.
 De acordo com a consultoria britânica Knight Frank, entre os 53 países com os maiores mercados imobiliários globais, o Brasil teve em 2012 a maior alta de preços de imóveis residenciais: 13,7% em média. Resolvi atualizar e expandir meus estudos.
 Há um ano, usei o consumo anual per capita de cimento como estimativa do grau de aquecimento da atividade no setor imobiliário em momentos de estouro de bolhas em vários países. Hoje, pelas minhas contas, este indicador chegou a 361Kg no Brasil. No ritmo médio de crescimento dos últimos 10 anos, que foi de 5% a.a., em apenas dois anos atingiríamos o nível mais baixo de estouro de bolhas, que é de 400Kg, o ...
Leia mais...





Petrobras descarta participação em construção de estaleiro da OSX

Terça, 23 Abril, 2013


A parceria fechada em agosto de 2012 entre a EBX e a estatal, segundo Graça Foster, fazia parte de um consórcio montado para fornecer duas plataformas flutuantes, as FPSOs.


A Petrobras não tem nenhum interesse em participar ativamente dos projetos de infraestrutura da EBX, grupo controlado pelo empresário Eike Batista, afirmou hoje a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, em entrevista. "A Petrobras não vai participar da construção de nenhum estaleiro. A Petrobras não sabe nada de estaleiros”, disse.
 
O único objetivo da petrolífera, de acordo com a executiva, é utilizar os serviços desses empreendimentos, assim que estiverem prontos. A parceria fechada em agosto de 2012 entre a EBX e a estatal, segundo Graça Foster, fazia parte de um consórcio montado para fornecer duas plataformas flutuantes, as FPSOs.
 
A executiva afirmou que, desde setembro, a Petrobras conversa com a EBX apenas sobre a contratação de serviços ...


Leia mais...





Dilma promete R$ 5 bi em equipamentos contra seca

Terça, 23 Abril, 2013



Os equipamentos incluem retroescavadeira, motoniveladora, caminhão caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.
 
Em entrevista ao programa de rádio "Café com a Presidenta", a presidente Dilma Rousseff prometeu nesta segunda-feira investimentos de R$ 5 bilhões na compra de equipamentos para combater os efeitos da seca que assola a região Nordeste.
 
"Eles (municípios) vão poder recuperar, de uma forma mais rápida, açudes e barreiros e também vão poder levar água para a população nos caminhões-pipa, diminuindo os efeitos da estiagem na sua região. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações do governo federal em parceria com os municípios para enfrentar a pior seca dos últimos 50 anos. Juntando todas as máquinas que nós compramos para recuperar as estradas vicinais e as novas compras de máquinas que estamos fazendo para a região da seca e os municípios da Sudene em situação de emergência, chegamos a um investimento em torno ...


Leia mais...





Estádios da Copa 2014 têm mais de 50% das obras prontas

Segunda, 15 Abril, 2013


Aldo Rebelo fez o balanço após visita à Arena Corinthians; nove estádios ainda não foram entregues.
 
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informou ontem (11) que os estádios das 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 têm pelos menos 50% das obras já concluídas. Rebelo fez o balanço após visita às obras da Arena Corinthians, na capital paulista, que será palco da cerimônia de abertura da Copa no Brasil.
 
Rebelo destacou que, além dos três estádios já entregues: Arena Fonte Nova, em Salvador; Mineirão, em Belo Horizonte; e Castelão, em Fortaleza, três estão com as obras em fase adiantada, pois vão sediar a Copa das Confederações, que ocorre em junho deste ano. São eles, o Maracanã, no Rio de Janeiro, com prazo de entrega para o final de abril; o Estádio Nacional de Brasília, que deve ser entregue em abril; e a Arena ...


Leia mais...





Falta de mão de obra já incomoda menos a construção civil

Segunda, 15 Abril, 2013


O quadro que, até pouco tempo atrás, tirou o sono dos empresários da construção civil, acirrou a disputa pelos trabalhadores e consagrou um período em que atraso nas entregas era a regra, começa aos poucos a deixar a rotina do setor.
 
A escassez de mão de obra qualificada é a preocupação que mais perde espaço entre os empresários do setor: sondagem feita mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou que, em março, o item foi apontado como a maior limitação aos negócios por 34% dos entrevistados, considerando-se tanto mercado imobiliário como infraestrutura.
 
O "apagão" profissional é ainda o primeiro na lista de problemas, mas a queda é expressiva - em março de 2011 e de 2012, essa porcentagem era de 44% e 41%, respectivamente. Essa preocupação vem perdendo espaço para outros quesitos, como a demanda fraca, justamente a preocupação que mais cresce: saiu de 11% e 12% em ...


Leia mais...






CATEGORIAS



ÚLTIMAS NOTÍCIAS



ARQUIVO



PESQUISA




RSS



© 2012 A Pecuarista Terraplanagem. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e Hospedagem